O IPv6 é para ser o sucessor do IPv4, surgiu da necessidade de expandir o espaço de endereçamento na Internet.
Pois o IPv4 tinha prazo para se esgotar, se nada fizessem, a internet entraria em colapso. Mesmo fazendo os arranjos com o famoso NAT em IPv4. Tema sobre nat para outro tópico!
Com o esgotamento doIPv4, que já está causando diversos efeitos negativos, o IPv6 representa uma solução, mais segura, evoluída, robusta e necessária! Oferecendo um número quase ilimitado de endereços para a expansão contínua da rede global.
No Brasil, a transição para o IPv6, embora mais lenta do que os seus incentivadores gostariam que fosse, tem sido uma jornada com avanços significativos, muitas vezes silenciosos, graças ao empenho de várias entidades, incluindo o NIC.br, que tem sido um pilar nesse processo.
Já na década de 1990, a Internet Engineering Task Force (IETF) sabia que o IPv4 ficaria sem endereços e que o número de dispositivos conectados à internet acabaria diminuindo o número de endereços IPv4 possíveis. Portanto, a IETF começou a desenvolver um novo sistema de 128 bits, garantindo que haveria endereços suficientes em um futuro próximo.
Curiosidades:
A constituição do IPv4 é de 32 bits
O IPv6, 128 bits.
A especificação do IPv6 foi criada pelo RFC2460, em dezembro de 1998, e sua padronização aconteceu por meio do RFC8200, de julho de 2017.
No IPv6 temos mais de 340 undecilhões de endereços possíveis. Para ter noção, calculadora normal não se faz calculo desses números.
A representação de endereços IPv6 preferenciais é: x:x:x:x:x:x:x:x , em que cada x é o valor hexadecimal das oito partes de 16 bits do endereço. Os endereços de IPv6 vão de 0000:0000:0000:0000:0000:0000:0000:0000 a ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff:ffff .
Podemos afirmar que a comunicação com IPv6 é mais rápida.
Alguns motivos>
Não se faz cgnat
Comunicação, fim a fim (Ou seja! O seu dispositivo se comunica "diretamente" com o destino final.)
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo